Muito se tem falado sobre o conceito do design biofílico nos projetos arquitetônicos, como uma das principais tendências contemporâneas a proporcionar qualidade de vida e bem-estar. O conceito, bastante difundido no momento, em especial devido à atenção e olhares voltados para os nossos lares, é uma forma da arquitetura criar ambientes que nos aproximem do meio-ambiente, incorporando aos projetos elementos como iluminação e ventilação naturais, a presença de plantas, de tons, de formas e de texturas que remetem à natureza, ainda que estejamos situados em grandes centros urbanos.

Vamos propor um desafio. Feche os olhos e imagine estar em um lugar que represente calmaria e relaxamento para você. É possível que tenha sido levado a um cenário cercado por natureza, seja em um campo ou na praia. O nosso cérebro associa o contato com a natureza instintivamente à sensação de plenitude.

O termo “biofilia” surgiu em 1964 e ficou mais conhecido em 1980, entretanto, a busca pela aproximação com elementos naturais já vinha sendo aplicada intuitivamente em diversas áreas do conhecimento. Na arquitetura, o conceito é um dos mais importantes na atualidade por trazer diversos benefícios à saúde coletiva e individual. Confira alguns deles:

“In a world older and more complete than ours they move finished and complete, gifted with extensions of the senses we have lost or never attained, living by voices we shall never hear.” — Olivia Rhye, Product Designer

Melhor qualidade do ar

Uma forma de reduzir o calor urbano é investir nas fachadas, muros e jardins verticais. Outra opção são os telhados verdes, que funcionam como isolantes térmicos. Eles absorvem também uma grande parcela de água da chuva.

Ajuda na ventilação

Ter plantas no ambiente influencia diretamente na qualidade do ar e na ventilação, proporcionando um ar mais fresco e saudável.

Aprimora a acústica do ambiente

Os problemas com barulhos podem ser diminuídos com a biofilia. A ideia é de incluir plantas em pontos estratégicos e fontes de água para camuflar sons da vizinhança.

Complementa a decoração

Morar à beira-mar já é uma forma de estar próximo da natureza e incorporar uma vista estonteante nas janelas. Ainda assim, é possível somar a isso com um projeto que incorpora paisagismos à espaços de relaxamento e de lazer.

Instiga a criatividade

Estar cercado por elementos que nos aproximam da natureza instigam a nossa criatividade, sendo também um excelente aliado na produtividade, em nossas casas e nos ambientes de trabalho.

Os projetos da Construtora OCA trazem o conceito do design biofílico desde o seu primeiro empreendimento, o Villas de Tahiti, entregue em 2009. Incorporamos ao ambiente praiano, paisagismos que nos aproximam ainda mais da nossa fauna tropical para uma experiência elevada de qualidade de vida. Nosso desejo é que você viva o Paraíso Particular que merece. Fale conosco na aba de contato e saiba mais sobre nossas novidades!